ID de Correlação:e12ef79e-9d34-4185-b79d-377ac09425c4

As erupções vulcânicas podem explicar uma "pausa" de cerca de 15 anos no processo de aquecimento global (Foto: EPA)
20-03-2014 13:00

Vulcões diminuem efeitos do aquecimento global

As erupções vulcânicas podem explicar uma "pausa" de cerca de 15 anos no processo de aquecimento global, afirmam os cientistas norte-americanos ao estudar o efeito de 17 erupções ocorridas desde 2000, sobre a temperatura à superfície da Terra. Durante uma erupção vulcânica há libertação para a atmosfera de dióxido de enxofre, que ao atingir a camada superior da atmosfera transforma-se em pequenas gotas de ácido sulfúrico, que funcionam como pequenos espelhos, reflectindo a luz solar e impedindo que o calor atinja a superfície da Terra. Como exemplo, depois da erupção do Monte Pinatubo, em 1991, a superfície terrestre arrefeceu 0,72ºC, de acordo com o USGS (United States Geological Survey).

Uma publicação recente na Nature Geoscience apresentou evidências que estas gotas/espelho podem ter reduzido a taxa de alteração climática. Até então, os climatologistas não tinham em conta o efeito "refrescante" dos vulcões na elaboração dos seus modelos.

Com a emissão de gases de efeito estufa continuamente a crescer, muitos cientistas passaram a considerar, com seriedade, a hipótese de modificar artificialmente o clima da Terra, através de "erupções artificiais". Investigadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, decidiram testar a hipótese usando para tal modelos computacionais que simularam os efeitos desse tipo de alteração artificial no planeta. Os resultados, publicados na revista científica Environmental Research Letters, mostraram que esta intervenção pode funcionar, mas os efeitos colaterais não serão nada agradáveis.

Num cenário hipotético, em que anualmente seriam lançadas 60 milhões de toneladas de dióxido de enxofre para a estratosfera, o equivalente a cinco erupções vulcânicas, o resultado seria a redução para zero no aumento das médias de temperatura causado pelo CO2, ou seja, na simulação o vulcão artificial acabaria com o aquecimento global. Contudo, o modelo computacional também identificou um efeito colateral. Ao lançar as partículas na estratosfera, a técnica modifica a temperatura nas camadas da atmosfera onde as nuvens se formam, resultando numa redução de até 30% da frequência de chuvas na região dos trópicos, com impactos nocivos na América do Sul, Ásia e África. Por outras palavras, a ideia do vulcão artificial parece resolver um problema, mas criar outro.

Voz da Rússia