Vulcão Kick'em Jenny no Mar das Caraíbas mostra sinais de actividade
O vulcão submarino Kick 'em Jenny, localizado a cerca de 8 km a norte da ilha Grenada, no Mar das Caraíbas, tem mostrado sinais de actividade.
Segundo o Centro de Investigação Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais, desde o passado dia 11 de Julho que se tem verificado um incremento da actividade sísmica, com mais de duas centenas de eventos registados.
Embora a cratera se situe a 180 metros abaixo do nível do mar, o vulcão constituiu um perigo para os habitantes locais e para os navios na região, dado que uma erupção pode afundar navios e projectar piroclastos para a atmosfera. Assim, as autoridades oficiais elevaram o nível de alerta do vulcão para laranja e definiram uma zona de exclusão de pelo menos 5 km para os navios que se encontrem nas proximidades do vulcão. Ainda que menos provável, os cientistas explicam que uma erupção no vulcão Kick 'em Jenny poderá deslocar a água do mar e desencadear um pequeno tsunami, confinado a ilhas próximas. Também a desgaseificação decorrente de uma erupção pode levar à formação de bolhas de ar menos densas que a água e causar a perda de flutuabilidade e consequente afundamento de barcos.
Um dos piores desastres marítimos é tido como resultado de desgaseificação do vulcão Kick 'em Jenny em 1944. Pelo menos 60 pessoas morreram quando um barco afundou com 60 pessoas a bordo. Segundo os cientistas, o vulcão já entrou em erupção uma dúzia de vezes desde que foi descoberto em 1939, tendo a última erupção ocorrido em 2001.