ID de Correlação:46e402ee-8384-4d17-ba0e-5c2a7f6673dd

Foto: Município de Gancedo - Chaco
13-09-2016 12:15
Argentina
Descoberto o segundo maior meteorito do mundo na Argentina

De acordo com uma equipa de investigadores, foi descoberto o que se acredita ser o segundo maior meteorito do mundo, com cerca de 30 toneladas.

A descoberta foi feita no sábado na província de Chaco no norte da Argentina  a cerca de 800 km a NW da capital Buenos Aires.

O meteorito com 30,800 toneladas foi encontrado enterrado numa área chamada Campo del Cielo no município de Gancedo, localidade onde se estima ter ocorrido uma chuva de meteoritos há cerca de 4 mil anos. Os trabalhos de remoção do meteorito foram complexos devido à grande quantidade de água no poço onde este caiu.

Segundo o presidente da Associação de Astronomia de Chaco, o tamanho do meteorito surpreendeu a comunidade científica, superando as expectativas das investigações que haviam sido realizadas naquela zona nos últimos meses.

O maior meteorito alguma vez encontrado na Terra chama-se Hoba, pesa mais de 60 toneladas e foi encontrado na Namíbia em 1920.

News.com.au