Dia 25 de dezembro, às 11:22 (hora local, 14:22 UTC), ocorreu um sismo de magnitude 7,6 que afetou o Chile. Segundo o United States Geological Survey (USGS), o sismo localizou-se perto do extremo sul da Ilha Chiloe, mais concretamente a cerca de 42 km a SW de Puerto Quellon e a 35 km de profundidade. Esta área, situada a cerca de 1300 km a sul da capital Santiago, é relativamente pouco povoada.
De acordo com declarações prestadas pelo Diretor de Emergência Nacional Ricardo Toro, cerca de 4000 pessoas foram evacuadas por precaução devido à possibilidade de ocorrência de um tsunami após o forte abalo. No entanto, o alerta foi retirado 90 minutos após o sismo. Avançou ainda que não há registo de vítimas mortais, apenas verificando-se danos em algumas vias de comunicação, e o corte de energia a 22 mil consumidores.
Dada a sua localização no designado Anel de Fogo do Pacífico, o Chile é frequentemente atingido por atividade sísmica. Em fevereiro de 2010, um forte sismo de magnitude 8,8 tirou a vida a mais de 700 pessoas e provocou avultados danos materiais.