Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Localização epicentral do sismo de magnitude 6,6 que afetou a ilha de Kos e Bodrum, e respetivas réplicas (Imagem: EMSC)
24-07-2017 11:00
Grécia e Turquia
Sismo de magnitude 6,6 provoca danos e pelo menos dois mortos na Grécia e na Turquia

​Dia 20 de julho, às 22:31 UTC (01:31 de 21 de julho, hora local), ocorreu um sismo de magnitude 6,6 que afetou a ilha grega de Kos e a cidade turca de Bodrum. Segundo o European-Mediterranean Seismological Centre (EMSC), o sismo localizou-se a 9 km a sul de Bodrum (Turquia) e a uma profundidade de 2 km.

 

O forte abalo provocou danos na ilha de Kos e em Bodrum. Cerca de 500 pessoas ficaram feridas em toda a região. Pelo menos duas pessoas (turistas) morreram na ilha de Kos, na sequência do colapso de parte de um edifício. Vários voos foram cancelados após o sismo, tendo-se gerado uma grande concentração de turistas no aeroporto da ilha grega. O ponto alto do turismo na região ocorre precisamente nesta altura do ano. No dia seguinte ao sismo, equipas de arqueólogos e especialistas do Ministério da Cultura da Grécia iniciaram as ações de verificação dos monumentos e infraestruturas culturais da ilha atingidos pelo sismo, tais como igrejas, uma antiga mesquita, o castelo do século 14 do porto, entre outros edifícios antigos.

 

Muitos residentes e turistas dormiram ao relento, em parques e olivais, em carros ou em praias e em espreguiçadeiras de piscina, com receio de voltar às suas habitações ou hoteis.

 

Há registo de se ter formado um pequeno tsunami, espalhando carros e barcos pela costa do Mar Egeu.


Entretanto, já se registaram mais de 320 réplicas com magnitude superior a 2,5 durante as 72 horas seguintes ao sismo principal. Destas, 20 tiveram magnitude superior a 4,0.


A Turquia e a Grécia situam-se numa região em que a atividade sísmica é frequente devido ao contexto geodinâmico em que se inserem, na zona de colisão entre as placas litosféricas Africana (ou Núbia) e Eurasiática. Em 1999, a Turquia foi atingida por dois violentos sismos com magnitudes superiores a 7,0, que devastaram as zonas povoadas e industrializadas do nordeste do país, incluindo a grande metrópole Istambul, tendo causado aproximadamente 20 mil mortos.

 

  





Fontes


EMSC
NPR
ABC News
The Guardian

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


Error in WebPart: A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Click here to edit the properties of this web part.
sexta-feira, 12 de Julho de 2019
A Grécia, afetada nos últimos dois dias por altas temperaturas, chegando a 37 graus, foi atingida na noite de quarta-feira (dia 10 de julho) por violentas tempestades de granizo, acompanhadas por rajadas fortes de vento, especialmente no norte do país, na região de Calcídica, um destino turístico popular. Os ventos fortes que se fizeram sentir destruíram infraestruturas, incluindo estradas e edifícios, e provocaram a queda de ...
sexta-feira, 26 de Outubro de 2018
Hoje, por volta das 01:54 (hora local, 22:54 UTC), ocorreu um sismo a sudoeste da ilha de Zakynthos, no Mar Iónico, que foi sentido em toda a Grécia ocidental, na capital Atenas, e também em Nápoles (Itália), bem como na Albânia e Líbia. Segundo o European Mediterranean Seismological Centre (EMSC), o sismo teve magnitude 6,8 e localizou-se a 28 km a SW de Lithakiá (ilha de Zakynthos), a 10 km de profundidade. Não há registo d...
segunda-feira, 12 de Junho de 2017
​Um sismo de magnitude 6,3 atingiu, esta tarde, a costa oeste da Turquia, perto das ilhas gregas de Samos e Lesbos. De acordo com o European-Mediterranean Seimological Centre (EMSC), o sismo ocorreu às 15:28 hora local (12:28 hora UTC), localizou-se no Mar Egeu, a cerca de 87 km a NW de İzmir na Turquia, a 36 km a SW de Mytilíni e a 15 km a S de Plomárion na Grécia, a cerca de 4 km de profundidade.   Segundo o EMSC, o terram...
terça-feira, 17 de Novembro de 2015
Um sismo de magnitude 6.5 (Mw) atingiu hoje, dia 17 de Novembro, a ilha Lefkáda, localizada na parte ocidental da Grécia. De acordo com o European-Mediterranean Seismological Center, o sismo ocorreu às 9:10 hora local (7:10 hora UTC) e localizou-se a cerca de 26 km a oeste de Lefkáda e a uma profundidade de 10 km. Até ao momento já se registaram mais de vinte réplicas, a maioria com magnitude superior a 3. A réplica mais energ...
domingo, 18 de Março de 2012
De acordo com o Professor Andrew Newman da Georgia Tech, desde de Janeiro de 2011, que se começou a registar actividade sísmica e deformação na caldeira do Vulcão Santorini (Grécia). Existem 26 estações de GPS na ilha, sendo que as estações localizadas na parte norte da ilha apresentaram movimentações laterais entre 5 a 9 cm. Andrew Newman refere que desde então e atendendo às taxas de deformação observadas, estima-se que a câ...
segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012
Nos últimos dias ocorreu um significativo incremento da actividade sísmica localizada a cerca de 50 km a SW do vulcão Santorini (Grécia). Os epicentros deste invulgar enxame sísmico localizam-se no extremo da faixa de orientação SW-NE, activa do ponto de vista sísmico e vulcânico, que atravessa a caldeira de Santorini e se estende até ao vulcão submarino Kolumbus a NE. O número de eventos detectados na Rede Sismológica Helénic...
Error in WebPart: A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Click here to edit the properties of this web part.