No passado domingo, pelas 08h40 (hora local), a circulação ferroviária na linha da Beira Alta sofreu uma interrupção devido à ocorrência de um movimento de vertente, junto ao túnel de Coval (Mortágua), depois da paragem em Santa Comba Dão. A ocorrência provocou o descarrilamento de um intercidades que ligava a Guarda a Lisboa sem, no entanto, causar vítimas. A bordo seguiam 71 passageiros e três elementos da tripulação.
A circulação foi retomada entre as 02H00 e as 02H30 de hoje, mas voltou a estar condicionada cerca das 08h00, quando se voltou a registar uma nova ocorrência. Contudo, não estava nenhum comboio a passar.
Em declarações à Lusa acerca do incidente de domingo, o presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, disse que foi a chuva que se tem registado nos últimos dias que desencadeou o movimento de vertente. Esclareceu ainda que o acidente de domingo não teve a ver com as obras em curso nalguns troços da Linha da Beira Alta, e acrescentou, frisando que, na sequência dos incêndios de 15 outubro de 2017, os taludes da linha e as encostas na zona estão desprovidos de vegetação, o que potencia este tipo de ocorrências.