No dia 7 de dezembro, pelas 04:40 (hora local), o vulcão Piton de la Fournaise, localizado na ilha francesa Reunião (Oceano Índico), voltou a entrar em erupção.
Segundo o Observatório Vulcanológico do Piton de la Fournaise (OVPF), a erupção ocorreu a partir de três novas fissuras formadas no flanco sudoeste do vulcão, a uma altitude entre 2300 e 2190 metros e uma distância total de cerca de 700 metros. O OVPF informa ainda que entre as 7h e as 7h30 (hora local), as três fissuras estavam ativas, emitindo fontes de lava com cerca de quinze metros de altura. A frente da escoada lávica formada propagava-se muito lentamente.
A erupção tem sido acompanhada de tremor vulcânico contínuo que, desde as 6h tem vindo a diminuir de intensidade. Pelas 15h (hora local), a fissura mais elevada era a mais ativa. As outras duas fissuras, localizadas a cotas mais baixas, mostravam uma diminuição signifucativa da atividade.
Esta atividade foi precedida por atividade sísmica que se iniciou uns minutos antes (02:28 hora local) e que foi acompanhada por deformação rápida, indicando que o magma estava a deslocar-se do reservatório magmático para a superfície.
O nível de alerta do vulcão foi elevado para 2 (de 2).