O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores tem mais uma estação sísmica em funcionamento na ilha do Pico. Esta nova estação é a segunda instalada no âmbito do Projecto Alerta II, financiado através da Iniciativa Comunitária Interreg IIIB Açores - Madeira – Canárias. A ilha do Pico passa assim a dispor de uma rede sísmica constituída por sete estações de curto período, a operar em contínuo no âmbito do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores – SIVISA.
Este equipamento, instalado na vertente NW da Montanha, vem contribuir para o reforço da monitorização sismovulcânica da ilha, aumentando a capacidade de detecção e localização de eventos sísmicos de magnitude fraca a muito fraca. O estudo destes sinais sísmicos é essencial para a melhoria do conhecimento do comportamento dos sistemas vulcânicos activos existentes na ilha e para a caracterização permanente do seu estado geológico.
Os financiamentos atribuídos no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG IIIB Açores - Madeira – Canárias, Projectos ALERTA e ALERTA II, têm permitido ao CVARG realizar um conjunto de actividades integradas com o objectivo de optimizar os sistemas de alerta em termos de protecção civil. No que concerne à monitorização sísmica, os referidos projectos permitiram melhorar significativamente as redes das ilhas do grupo central com a instalação de novas estações nas ilhas Graciosa, Faial, Pico e S. Jorge.