Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/publicacoes. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/publicacoes. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Não é possível visualizar esta Peça Web. Para resolver o problema, abra esta página Web num editor de HTML compatível com o Microsoft SharePoint Foundation como, por exemplo, o Microsoft SharePoint Designer. Se o problema persistir, contacte o administrador do servidor Web.


ID de Correlação:217787cf-4296-4fec-bb6e-888f95d7a0c8


Comunicações orais ► em encontros nacionais

 

Referência Bibliográfica


ALVES, P.M., GASPAR, J.L., SENOS, M.L., CARRILHO, F. (2001) - SIVISA: situação actual e perspectivas de desenvolvimento. “2º Simpósio de Meteorologia e Geofísica da APMG”. Évora, 12-15 de Fevereiro (Comunicação Oral).

Resumo


O SIVISA - Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores - é uma estrutura criada em Abril de 1997 através de um protocolo de cooperação técnica e científica assinado entre o Instituto de Meteorologia e a Universidade dos Açores. O protocolo visa garantir a complementaridade e a rendibilidade dos meios técnicos e humanos necessários para a vigilância da actividade sísmica na região dos Açores, por forma a melhorar o sistema de monitorização existente e a incrementar a capacidade de resposta às autoridades regionais e nacionais.
 
A primeira tarefa empreendida no âmbito deste projecto consistiu na fusão das duas redes sísmicas analógicas existentes no arquipélago, definindo-se quatro pólos regionais  para a aquisição e processamento local de dados e um centro de coordenação responsável pela integração de toda a informação recolhida, sua divulgação e armazenamento. Este período correspondeu igualmente, à fase de implementação de normas e  de procedimentos de rotina e de emergência, atitude que envolveu a progressiva compatibilização e interligação da estrutura com base no desenvolvimento e manuseamento de software adequado para o efeito.
 
A segunda fase do projecto compreendeu a revisão e actualização da rede analógica, desenhando-se e construindo-se um sistema de digitalização de dados que abrange, actualmente, a quase totalidade das 35 estações sismológicas existentes. Adicionalmente foi adquirida e instalada uma rede digital composta por 12 estações sísmicas dispersas pelas diferentes ilhas.
 
No presente trabalho enunciam-se as principais linhas de acção do SIVISA para o próximo biénio e que envolvem: (1) o melhoramento da rede de transmissão de dados por telemetria intra e interilha; (2) a concepção, desenvolvimento e implementação de um sistema de alarme de nível regional com ligação directa a todos os pólos e ao Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores; (3) o desenvolvimento de software e hardware destinado à automatização do processamento de dados e sua disponibilização através de uma INTRANET; (4) a revisão/publicação das Cartas de Sismicidade dos Açores relativas à última década; (5) a divulgação de informação de interesse público através de uma página própria na INTERNET; (6) a parceria em programas de investigação dirigidos para o incremento do conhecimento na área das Ciências da Terra, em particular no que concerne à compreensão da geodinâmica na região dos Açores; (7) a participação em encontros científicos e em sessões de divulgação à comunidade em geral.

Observações


Anexos