A protecção dos recursos hídricos subterrâneos na Região Autónoma dos Açores (RAA) assume uma particular importância, face à crescente pressão antropogénica, aliada às condições de insularidade, que podem pôr em causa a preservação e protecção da água subterrânea. Acresce que os recursos hídricos subterrâneos são a principal origem de água para os diversos usos, com especial destaque para o abastecimento público. Estima-se que cerca de 97% da população seja abastecida domiciliariamente a partir de nascentes e furos.
Torna-se assim premente a implementação de medidas que garantam a qualidade da água na origem. Para tal, instalações ou actividades que possam provocar a percolação de poluentes, que comprometam a qualidade de água subterrânea, serão proibidas ou condicionadas, constituindo assim áreas sujeitas a restrições de utilidade pública ao uso e transformação do solo.
O recurso ao Sistema de Informação Geográfica (SIG), através do software ArcView, facilitou a delimitação espacial e permitiu a georeferenciação dos perímetros de protecção de captações de águas subterrâneas destinadas ao abastecimento público, tendo como ponto de partida estudos hidrogeológicos efectuados.
A informação geográfica existente na Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos foi utilizada principalmente como ferramenta de sobreposição e cruzamento de informação, permitindo uma análise morfológica, hidrológica e de ocupação e uso do solo. Além disso, possibilitou o reajuste das áreas territorialmente delimitadas e melhoria da qualidade dos resultados produzidos, sem descorar as especificidades associadas à hidrogeologia local.