Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/publicacoes. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/publicacoes. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Não é possível visualizar esta Peça Web. Para resolver o problema, abra esta página Web num editor de HTML compatível com o Microsoft SharePoint Foundation como, por exemplo, o Microsoft SharePoint Designer. Se o problema persistir, contacte o administrador do servidor Web.


ID de Correlação:e954a57c-292d-47d9-a7a5-20f1c5a970c0


Comunicações orais ► em encontros internacionais

 

Referência Bibliográfica


MENDES, S.C., MALCATA, A., PACHECO, D.M., CRUZ, J.V., GASPAR, J.L. (2010) - Monitorização da qualidade da água das lagoas de São Miguel. Comparação de resultados entre 2004 e 2008. XV Congresso da Associação Ibérica de Limnologia (AIL), Ponta Delgada, São Miguel, 05 - 09 Julho (Comunicação Oral).

Resumo


As lagoas da ilha de São Miguel, pela sua importância socioeconómica e ambiental, são exemplos, à escala regional, de um problema de eutrofização das massas hídricas lacustres, que constitui um dos mais significativos problemas da qualidade da água na actualidade e que vem afectando meios aquáticos naturais de todo o planeta. Com a publicação sobre a Monitorização da Qualidade da Água das Lagoas de São Miguel pretende-se divulgar os resultados obtidos no programa de monitorização da qualidade da água das principais lagoas de São Miguel, com a finalidade de analisar o estado físico-químico das massas hídricas.
 
Esta obra teve como objectivo dar continuidade e complementar a publicação de 2005, com o mesmo título. Neste contexto, é efectuada uma análise dos parâmetros amostrados por lagoa, promove-se a comparação dos resultados alcançados entre 2004 e 2008, bem como uma análise global a partir de valores médios dos parâmetros desde o inicio da monitorização em 2001, o que permite acompanhar a evolução do estado trófico das massas de água lagunares abrangidas neste projecto. Consubstancia-se desta forma a responsabilidade da administração regional em divulgar ao público, em geral, os resultados obtidos nos programas de vigilância e operacional em curso, no espírito de abertura preconizado pela legislação nacional e da União Europeia, conforme a Directiva 2003/4/CE, de 28 de Janeiro de 2003 (Acesso público às informações sobre o ambiente), e a Directiva 2000/60/CE, de 23 de Outubro de 2000 que estabelece um quadro de acção comunitária no domínio da política da água (Directiva Quadro da Água), transposta para o direito nacional pela Lei nº 58/2005, de 29 de Dezembro (Lei da Água) e posteriormente complementado pelo Decreto-Lei nº 77/2006, de 30 de Março.​

Observações


Anexos