Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/civisa. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/civisa. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Não é possível visualizar esta Peça Web. Para resolver o problema, abra esta página Web num editor de HTML compatível com o Microsoft SharePoint Foundation como, por exemplo, o Microsoft SharePoint Designer. Se o problema persistir, contacte o administrador do servidor Web.


ID de Correlação:380a7e49-35aa-466d-a8ab-8fa75b667369


Caracterização

 

 

capelo9.jpg

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) foi criado pelo Governo Regional dos Açores e a Universidade dos Açores a 30 de julho de 2008 com o objetivo principal de garantir a conceção, desenvolvimento, implementação e gestão de um sistema multiparamétrico de monitorização, alicerçado em conhecimento e critérios científicos e tecnológicos. Assentou tal iniciativa na “necessidade de se garantir o funcionamento de um serviço integrado para a monitorização e informação permanente dos perigos geológicos que colocam em risco a segurança das populações e a estabilidade social e económica da Região”, conforme o enunciado na Resolução do Conselho de Governo n.º 84/2008, de 12 de junho. Em termos práticos, a operacionalidade do CIVISA tem sido garantida por uma estrutura de assessoria técnica e científica própria, que beneficia de uma estreita colaboração entre o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), da Universidade dos Açores, e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).
 

O trabalho que o CIVISA tem desenvolvido desde a sua criação em prol da segurança e salvaguarda de pessoas e bens, através da monitorização permanente e da avaliação de perigos geológicos que afetam os Açores, incluindo a assessoria técnica e científica às autoridades regionais e locais de proteção civil e a vários outros órgãos governamentais, é reconhecido a nível regional, nacional e internacional, e mereceu por parte do Governo Regional a atribuição da declaração de Utilidade Pública, pelo Despacho n.º 1774/2013, de 4 de outubro, da Presidência do Governo, publicado no Jornal Oficial da RAA II Série – n.º 192.

 
O CIVISA concretiza, presentemente, o disposto na alínea c), do número 2, do artigo 66.º da Lei n.º 2/2009, de 12 de janeiro, que aprova o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores.