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A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
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 Física

Conteúdo Programático


1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE FÍSICA CLÁSSICA
1.1. Medidas e unidades. Análise dimensional
1.2. Grandezas escalares e vetoriais. Cálculo vetorial
1.3. Cinemática/noções de movimento
1.4. Dinâmica e estática da partícula
1.5. Momento e deformações
1.6. Energia, trabalho e potência
1.7. Impulso e quantidade de movimento


2. FLUIDOS 
2.1. Noção de fluido. Conceito de densidade e pressão
2.2. Estática de fluidos. Variação da pressão com a profundidade
2.3. Dinâmica de fluidos. fluidos ideais e viscosos
2.4. Lei da Conservação da Massa. Caudal.
2.5. Lei de Bernoulli para fluidos ideais. Aplicações
2.6. Escoamento de fluidos viscosos. Lei de Poiseuille 
2.7. Tensão superficial de líquidos e o fenómeno de capilaridade
2.8. Hemodinâmica e pressão arterial
2.9. Difusão 
 
Práticas laboratoriais 
- Movimento de projéteis
- Leis de Newton
- Princípio da Conservação de Energia 
- Princípio de Arquimedes
- Equação de Bernoulli (tubos de Venturi)
- Eletrocardiograma e pressão arterial


 

Docente(s)


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Helena Cristina de Sousa Pereira Meneses e Vasconcelos

Informação Adicional


Objetivos de Aprendizagem

 

  Pretende-se que os alunos dominem os conceitos teóricos básicos de Dinâmica, Estática, Hidroestática e Hidrodinâmica, que sejam capazes de aplicar estes conceitos à resolução de problemas simples, e que desenvolvam a capacidade de realizar trabalhos laboratoriais, tratando e analisando, de forma adequada, os dados obtidos;
  Nesta disciplina os alunos devem adquirir autonomia e sentido de responsabilidade, hábitos de estudo, espírito crítico, trabalho de equipa e de colaboração, desenvolvimento da capacidade de pesquisar fontes bibliográficas e elaborar, pelas suas próprias palavras, um resumo dessa pesquisa, de tomar apontamentos nas aulas, distinguindo o essencial do acessório, de preparar um relatório de uma atividade experimental com rigor, clareza e concisão, usando com eficiência esquemas gráficos, tabelas e resultados, expressos quando possível com apreciação de erros.


Anexos