Região central de Itália atingida por três sismos num intervalo de uma hora
O centro de Itália foi, esta manhã de quarta-feira, novamente atingido por três sismos de magnitude superior a 5, tendo sido sentidos na capital, Roma, e nas regiões próximas de Amatrice, a cidade atingida por um devastador sismo no passado ano, que tirou a vida a cerca de 300 pessoas.
Os três sismos ocorreram num intervalo de apenas uma hora, tendo o primeiro, e segundo o European-Mediterranean Seismological Centre (EMSC), ocorrido às 10:25 hora local (9:25 hora UTC) com magnitude 5,3, o segundo às 11:14 hora local (10:14 hora UTC) com magnitude 5,7, e o terceiro ocorrido às 11:25 hora local (10:25 hora UTC) com magnitude 5,3, todos localizados a menos de 8 km de Amatrice e a cerca de 9 km de profundidade.
Para além destes, e desde o primeiro abalo que ocorreu às 10:25 hora local, foram registados mais 36 eventos com magnitudes entre 2,0 e 4,8, tendo alguns destes também sido sentidos pela população.
De acordo com oficiais dos bombeiros e resgate de Roma, há registo de alguns danos relatados em Amatrice, no entanto sem detalhes da sua extensão. Não há registo de vítimas ou feridos.
Assim, estão a ser implementadas medidas de prevenção em algumas regiões próximas, nomeadamente com a evacuação de alunos de escolas, devido a alguns colapsos registados, ainda que ligeiros. A autoestrada que liga Roma a Téramo, e que atravessa praticamente o país de este a oeste, foi encerrada para avaliar as condições em todo o seu percurso.
Estes sismos ocorrem cerca de cinco meses após aquele que atingiu a mesma região, tirando a vida a cerca de três centenas de pessoas, e causando destruição quase total de localidades históricas como Amatrice.