Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Última hora:
  • Atividade sísmica a W do Faial encontra-se ligeiramente acima dos valores considerados normais



Mundo ► Fenómenos Naturais

 
01-05-2018 22:00
Ilha Reunião (Oceano Índico)
Piton de la Fournaise volta a entrar em erupção

No dia 27 de abril, o vulcão Piton de la Fournaise, localizado na ilha francesa Reunião (Oceano Índico), voltou a entrar em erupção. O vulcão já tinha entrado em erupção no dia 3 de abril, tendo a atividade cessado poucas horas depois, já no dia 4.

 

O evento eruptivo atual foi precedido por atividade sísmica que se iniciou a 21 de abril e que foi tornando-se progressivamente mais intensa até ao dia 27 de abril, altura em que retomou a atividade vulcânica, cerca das 23h50 (hora local). Essa crise sísmica foi acompanhada por deformação rápida, indicando que o magma estava a deslocar-se do reservatório magmático para a superfície. Desde então, os sismómetros começaram a registar tremor vulcânico, significando que o magma estava próximo da superfície.

 

As câmaras do Observatório Vulcanológico do Piton de la Fournaise (OVPF) mostraram que a(s) fissura(s) eruptiva(s) se abriu(ram) no flanco sul do vulcão, na área da cratera Rivals. Entretanto, na manhã do dia 28 de abril, uma equipa do OVPF realizou um voo de reconhecimento, que permitiu confirmar que o centro eruptivo se localiza na cratera Rivals (flanco sul do vulcão). No total abriram-se quatro fissuras eruptivas: duas em ambos os lados da cratera Rivals e uma a cruzá-las, que deixaram de estar ativas na manhã de 28 de abril, e uma quarta fissura, atualmente ativa, abriu-se logo a jusante da cratera Rivals, estendendo-se por menos de 300 metros. Esta está a emitir fontes de lava com menos de 30 metros de altura ao longo de todo o seu comprimento.

 

Várias frentes das escoadas lávicas estão ativas, unindo-se muito rapidamente para formar um único fluxo principal em direção a sul e à parede do Enclos Fouqué. O OVPF informou que perdeu uma estação sísmica e uma estação de GPS sob a lava.

 

Hoje, dia 1 de maio, e de acordo com o comunicado mais recente emitido pelo OVPF, a erupção vulcânica prossegue, mas a intensidade do tremor vulcânico mantém-se estável. Informam ainda que os fluxos superficiais estimados a partir dos dados de satélite, via plataforma HOTVOLC (OPGC – Clermont Ferrand), registados hoje foram da ordem de 1 a 3 m3/s. Verifica-se ainda uma deflação muito leve no vulcão, situação que será seguida nos próximos dias. Não foi registado mais nenhum sismo vulcano-tectónico nas últimas 24 horas.



Fontes


OVPF - IPGP

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


Error in WebPart: A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Click here to edit the properties of this web part.
segunda-feira, 4 de Março de 2019
No dia 18 de fevereiro, o vulcão Piton de la Fournaise, localizado na ilha francesa Reunião (Oceano Índico), voltou a entrar em erupção. Segundo o Observatório Vulcanológico do Piton de la Fournaise (OVPF), a erupção ocorreu a partir de novas fissuras no flanco NNE da cratera Dolomieu, na parte central de Enclos. O evento eruptivo atual foi precedido por atividade sísmica que se iniciou a 16 de fevereiro. Essa crise sísmica fo...
sexta-feira, 18 de Maio de 2018
A erupção vulcânica no vulcão Piton de la Fournaise (ilha francesa Reunião, Oceano Índico), que teve início no dia 27 de abril, continua. A intensidade do tremor vulcânico, indicador da intensidade eruptiva à superfície, permaneceu relativamente estável nas últimas 24 horas, com valores mais elevados aos registados na semana passada.   A atividade eruptiva continua a caracterizar-se pela emissão de escoadas lávicas, com a form...
quarta-feira, 4 de Abril de 2018
Segundo os últimos comunicados emitidos pelo Observatório Vulcanológico do Piton de la Fournaise (OVPF), após uma diminuição acentuada do tremor vulcânico às 01:00 hora local do dia 4 de abril (21:00 hora UTC de dia 3 de abril), a atividade eruptiva iniciada na manhã do dia 3 de abril cessou pelas 04:00 hora local, após uma fase de intensa desgaseificação.   O OVPF adianta que não é possível prever como a situação irá evoluir,...
terça-feira, 3 de Abril de 2018
O vulcão Piton de la Fournaise, localizado na ilha francesa Reunião (Oceano Índico), entrou em erupção esta manhã, dia 3 de abril, pela primeira vez desde julho de 2017.   A erupção foi e continua a ser facilmente observada por satélite.   Segundo o Observatório Vulcanológico do Piton de la Fournaise, a erupção iniciou-se às 11 horas locais, e foi precedida por atividade sísmica que começou por volta das 05:50.   Uma equipa do...
segunda-feira, 30 de Maio de 2016
​O vulcão Piton de la Fournaise, localizado na ilha Reunião no Índico, entrou em erupção pela primeira vez em 2016 na passada quinta-feira.   De acordo com o Observatório Vulcanológico de Piton de la Fournaise (OVPF), a erupção foi precedida por um aumento significativo de atividade sísmica e inflação do edifício vulcânico desde o dia 16 de maio. No dia anterior à erupção foi registado um enxame sísmico naquela zona, acomp...
sexta-feira, 31 de Julho de 2015
​O vulcão Piton de la Fournaise entrou em erupção esta sexta-feira, 31 de julho, mais especificamente na zona de Cratère Faujas, a norte de Dolomieu.  A entidade que controla a atividade sísmica na Ilha Reunião, o Observatório Vulcanológico de Piton de la Fournaise (OVPF), havia emitido na passada quinta-feira (30 de julho) um alerta de erupção iminente para o vulcão Piton de la Fournaise. As autoridades detetaram um aumento d...
Error in WebPart: A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Click here to edit the properties of this web part.