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Mundo ► Fenómenos Naturais

 Caldeira do vulcão Grímsvötn; a erupção de 2011 fez derreter o gelo que a cobre (Foto:  Dave McGarvie in The Conversation)
07-10-2020 18:00
Islândia
Sinais de reativação no vulcão Grímsvötn fazem elevar o código de cores para a aviação

​O Icelandic Met Office (IMO) alterou o código de cores para a aviação do vulcão Grímsvötn de verde para amarelo. A atividade vulcânica em Grímsvötn tem aumentado gradualmente ao longo do tempo, conforme indicado por vários parâmetros geofísicos e geoquímicos que são monitorizados regularmente e que agora estão acima do nível de base conhecido.
 
Com efeito, durante o mês passado, a sismicidade esteve acima da média. Também a atividade geotérmica aumentou nos últimos meses com sinais claros de afundamento de caldeirões em vários locais em torno da caldeira e a deformação da superfície excedeu o nível em que estava antes da erupção de 2011. Para além disso, a altura da água no lago subglacial é comparável ao nível anterior às inundações em 2004 e 2010, aumentando a probabilidade de uma inundação nos próximos meses, e colocando em perigo estradas e pontes.
 
Todos estes dados indicam que o vulcão Grímsvötn atingiu um nível de reativação, comparável ao observado antes das erupções históricas, pelo que o código de cores para a aviação foi alterado para amarelo, muito embora não signifique que uma erupção esteja iminente. No entanto, o IMO alerta que uma erupção pode ser desencadeada por despressurização se o lago subglacial existente na caldeira drenar e causar uma inundação, ou ocorrer independentemente, possivelmente com atividade precursora muito fraca e curto tempo de aviso, como ocorreu na erupção de 2011.
 
O IMO informa que as condições do vulcão podem mudar a qualquer momento e o vulcão pode retornar às condições normais de base sem uma nova intensificação.
 
A última erupção do vulcão Grímsvötn, que se encontra coberto de gelo, foi em 2011 e foi invulgarmente energética, emitindo cinzas até cerca de 20 km de altitude, causando a suspensão de cerca de 900 voos comerciais.
 
 


Fontes


IMO
The Conversation

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