Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/org. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/org. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Não é possível visualizar esta Peça Web. Para resolver o problema, abra esta página Web num editor de HTML compatível com o Microsoft SharePoint Foundation como, por exemplo, o Microsoft SharePoint Designer. Se o problema persistir, contacte o administrador do servidor Web.


ID de Correlação:6fcf313d-a275-4b9c-8351-a316bb1039c6


 

Avaliações Externas

 
Error in WebPart: A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/org. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Edit Properties

2003-2007 Resumo do Relatório de Avaliação


Classificação: Excelente

 

Apreciação geral

W_FCT_Avaliacao2007.jpg
Esta Unidade, com um elevado número de investigadores e bem organizada, tem como principal objectivo a investigação dos processos que ocorrem a nível dos limites das placas litosféricas, com particular incidência para a predição e gestão de perigos vulcânicos e sísmicos. A Unidade fez uma excelente apresentação e impressionou o Painel de Avaliação com o elevado grau de internacionalização evidenciado e com o empenho da sua equipa de investigação. A integração de diferentes domínios de investigação relevantes num único Grupo integrado deu origem a uma investigação focalizada, de classe mundial, constituindo um excelente exemplo que muitas outras Unidades deverão seguir. Notamos o envolvimento de vários colaboradores externos e a elevada produção em publicações internacionais. É evidente que a Unidade é respeitada tanto a nível internacional como a nível do Governo local, o qual proporciona importante suporte. As estratégias de monitorização que estão a ser desenvolvidas são de importância internacional. A Unidade tem um plano estratégico realista o qual envolve a mudança para um novo edifício, o que potenciará a integração das funções de observatório vulcanológico com as de centro de investigação internacional liderado por um Cientista Chefe. Os estudantes revelaram estar muito orgulhosos de pertencerem à Unidade e têm uma clara noção da importância dos seus estudos para a sociedade em geral.

 

Gestão

 

Existe uma boa gestão horizontal dentro da Unidade, que interage bem com o Governo local.

 

Instalações

 

A Unidade tem acesso a laboratórios, limpos e bem equipados, e fomos informados pelo Governo local de que irão ser transferidos para um edifício específico onde serão integradas as diversas funções desenvolvidas nesta Unidade.

 

Recomendações à Unidade

 

Apoiamos plenamente os planos estratégicos previamente definidos que procuram integrar a predição e gestão de perigos como áreas de investigação fundamental.

 

Parecer

 

Gostaríamos particularmente de elogiar o empenho de toda a Unidade no que respeita à manutenção e desenvolvimento da monitorização de perigos nos Açores. Tal inclui desde os simples produtos de divulgação para explicar aos cidadãos as causas e os riscos associados a perigos naturais assim até ao comprometimento dos cientistas que rotineiramente despendem o seu tempo livre para gerir as diferentes estações de monitorização.

 

Conclusões

 

Classificamos esta Unidade como Excelente, pois publica ciência de importância internacional e de considerável benefício para a humanidade. Esta é uma Unidade que produz investigação excepcional, com reconhecimento internacional, que contribui para o avanço neste campo do conhecimento.