Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://cvarg.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.

 2016 Escola de Verão de Astrobiologia “Volcanism, Plate Tectonics, Hydrothermal Vents and Life”

Amostragem de gases vulcânicos durante os trabalhos de campo nas Furnas do Enxofre (Terceira)

Enquadramento


​Este curso de verão em "Volcanism, Plate Tectonics, Hydrothermal Vents and Life”, que decorreu em Angra do Heroísmo na ilha Terceira, entre os dias 23 de agosto e 1 de setembro, foi organizado por Lurdes Dapcevicius da Universidade dos Açores e por Wolf Geppert da Universidade de Estocolmo, e co-organizado pelo European Astrobiology Campus e pelo COST Action Origins and Evolution of life in the Universe.
 
O curso contou com cerca de 34 participantes e visou dar uma introdução completa sobre a influência do vulcanismo, placas tectónicas e sobre fontes hidrotermais, inseridos num conjunto de palestras presenteadas por cerca de 12 cientistas e investigadores das várias áreas. O evento contou ainda com trabalho de campo na Furnas do Enxofre e nas grutas da Terra Mole e dos Principiantes, onde foram realizadas amostragens para posterior análise em laboratório. Este curso promoveu ainda excursões de campo a locais de interesse vulcanológico, como as grutas do Algar do Carvão e do Natal.
 
Os investigadores Adriano Pimentel, Fátima Viveiros e Teresa Ferreira do IVAR e do CIVISA integraram a equipa de docentes de várias nacionalidades. Adriano Pimentel lecionou duas aulas, uma das quais sobre tipos de erupções vulcânicas e outra sobre geologia nas áreas vulcânicas. A aula lecionada por Fátima Viveiros incidiu em grutas vulcânicas e campos fumarólicos dos Açores. Teresa Ferreira apresentou cinco aulas que focaram a história geológica dos Açores, o vulcanismo nos Açores, o vulcanismo na Terra, riscos vulcânicos e o vulcanismo na história da humanidade.
 
- Aulas lecionadas pelo investigador Adriano Pimentel:
Types of volcanic eruptions
Geology of volcanic areas
 
- Aulas lecionadas pela investigadora Fátima Viveiros:
Lava caves and fumarolic fields at the Azores
 
- Aulas lecionadas pela investigadora Teresa Ferreira:
Geological history of the Azores
Volcanism at the Azores
Volcanism on present Earth
Volcanic hazards
Volcanism and the history of mankind​​​

Anexos