Sismo de magnitude 6,6 no Japão causa destruição na província de Tottori
Um sismo de magnitude 6,6 atingiu hoje, dia 21, a região ocidental de Honshu no Japão. De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), o sismo ocorreu às 14:07 hora local (5:07 hora UTC), localizou-se na região central da província de Tottori, a cerca de 700 km a W de Tóquio, a cerca de 10 km de profundidade. Foi seguido de uma réplica passados 30 minutos do sismo principal.
De acordo com o European-Mediterranean Seismological Centre (EMSC), até ao momento já se registaram pelo menos 11 réplicas, todas de magnitude superior a 3. A réplica mais energética teve magnitude 5,0 e ocorreu às 14:56 hora local (5:56 hora UTC). Segundo as autoridades locais, não foi emitido alerta de tsunami.
Segundo o corpo de bombeiros local, foram registadas 7 chamadas de emergência relativamente a feridos, no entanto sem registar feridos graves ou mortos. O sismo causou ainda o colapso de duas habitações e danos em telhados e estradas na cidade de Hokuei, na província de Tottori. Causou ainda o corte de energia, afetando cerca de 40 mil famílias. Os serviços de comboios foram temporariamente suspensos
Não foi detetada qualquer anomalia na central nuclear de Shimane que, atualmente, está fora de serviço e se distancia a cerca de 30 km de cerca de 469 mil pessoas. De acordo com as autoridades aeroportuárias, o aeroporto de Okayama encerrou a pista de forma a testar a sua segurança
O Japão situa-se na junção de quatro placas tectónicas e experiencia cerca de 20% dos sismos mais energéticos de todo o mundo.