Cheias e movimentos de vertente provocam vítimas mortais na Indonésia
A província de Papua, localizada na parte oriental da Indonésia, foi assolada por chuvas torrenciais que provocaram cheias e movimentos de vertente. As autoridades locais informam que há pelo menos 77 mortos e 74 feridos. Milhares de pessoas ficaram desalojadas.
A capital provincial de Jayapura foi a mais afetada. Na área de Sentani, perto de Jayapura, após um movimento de vertente, um rio transbordou e a água, juntamente troncos e detritos pesados, submergiu mais de 150 casas, disse Sutopo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres. Acrescentou ainda que nove aldeias em Jayapura foram inundadas e três pontes danificadas. Entretanto, as águas já recuaram, deixando lama, troncos e outros materiais carregados pelas cheias. Sutopo adiantou que o número de mortos provavelmente aumentará, uma vez que o processo de evacuação ainda está a decorrer e nem todas as áreas afetadas foram alcançadas.
Mais de 300 casas foram danificadas e mais de 4000 pessoas estão em abrigos temporários, com autoridades, a Cruz Vermelha e voluntários a ajudar os deslocados. A administração da província declarou uma emergência de duas semanas, de modo a obter assistência do governo central.
As chuvas sazonais provocam frequentes movimentos de vertente e cheias todos os anos na Indonésia, em especial no período entre outubro e abril. Em janeiro, cheias e movimentos de vertente mataram pelo menos 70 pessoas na ilha de Sulawesi. No início deste mês, cheias severas provocadas por chuvas na província de Java Ocidental também levaram a que centenas de pessoas fugissem das suas casas.