Um sismo de magnitude 6,7 atingiu, na madrugada do dia de hoje, 18 de maio, a região ocidental do Equador, a mesma região que foi fortemente afetada pelo sismo destruidor no mês passado. De acordo com o USGS (United States Geological Survey), o sismo ocorreu às 02:57 hora local (07:57 hora UTC), localizou-se a 34 km a WNW de Rosa Zarate, 35 km a ESE de Muisne e a 56 km a S de Propicia, a cerca de 32,4 km de profundidade.
Ainda de acordo a mesma identidade, o sismo é provavelmente uma réplica muito energética resultante do sismo de magnitude 7,8 que atingiu aquela região a 16 de abril.
Conforme comunicado emitido pelo Pacific Tsunami Warning Center o sismo não tem potencial para gerar um tsunami.
Até ao momento não há relatos de danos, no entanto, o Ministério do Interior do Equador enviou equipas para o terreno para avaliar possíveis danos e prestar ajuda.
O sismo ocorreu na mesma região do país onde sucedeu o sismo de magnitude 7,8 no mês passado, que tirou a vida a mais de 650 pessoas e feriu cerca de 16 600, sendo o mais destruidor em quase sete décadas. Mais sismos eram esperados nas semanas seguintes após o evento principal que destruiu cerca de 7 000 edifícios e deixou mais de 25 000 pessoas a viver em abrigos.
O Equador situa-se no chamado Anel do Fogo do Pacífico, sendo frequente a atividade sísmica e vulcânica.